passeipostei

literatura ou quase

Os desejos de um marinheiro

with one comment

 

 

Querelle de Brest, a célebre novela de Jean Genet, em 2012 completa 65 anos de publicação. Sobre o livro, Sartre o classificou como “o mais extremista de toda a literatura mundial”. Ele foi escrito num intenso período de produção artística de Genet – década de 1940 – quando também surgiram Nossa Senhora das Flores, Pompas Fúnebres e Diário de um ladrão.

Georges Querelle é um marinheiro que perambula pelo cais e por um bordel da cidade francesa de Brest, num permanente ritual de suicídio moral, autoflagelação e busca de si mesmo. Ópio, sexo, crime, sedução, angústia. Querelle é uma obra amoral. E como destino, tornou-se um dos títulos mais importantes do homoerotismo no século 20.
Em 1982 o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder lança nas telas a sua versão da novela de Genet. O filme tornou-se imagem indissociável do livro, numa impressionante reconstituição do seu clima underground e sem impor censuras à intensa carga erótica do enredo. No elenco estão Brad Davis – como o protagonista, e falecido em 1991 – Franco Nero, Jeanne Moreau e Laurent Malet, todos em brilhantes atuações. A música cantada por Jeanne Moreau, Each man kills the things he loves, é de autoria de Peer Raben, baseada num verso de Oscar Wilde: todo homem mata aquilo que ama.

Aqui no passeiopostei, uma compilation com algumas cenas do filme.

 

Raimundo de Moraes

 

 

 

Anúncios

Written by passeipostei

29/01/2012 às 18:16

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Maravilhosamente escrito e também com a precisão e clareza necessárias nos textos online.Ao se citar Jean Genet é sempre bom citar seu lírico e transgressor (inclusive no uso de termos vulgares e de gírias) O Condenado à Morte (um longo poema escrito na prisão para um jovem amante prestes a ser guilhotinado).

    Paulo Azevedo Chaves

    08/02/2012 at 1:16


Passou, gostou? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: